Item 005 - Oficina de Eletricidade da EAAES

Original Digital object not accessible

Identity area

Reference code

005

Title

Oficina de Eletricidade da EAAES

Date(s)

  • 1917 (Creation)

Level of description

Item

Extent and medium

Papel fotográfico. Estado de conservação: suporte frágil, imagem esmaecida e manchada, dificultando a noção de profundidade do ambiente. Cromia: Monocromático (P&B). Dimensões: 25 x 17 cm (largura x altura)

Context area

Name of creator

(1909 - 1937)

Administrative history

Em 1909 foram criadas 18 escolas profissionalizantes no Governo Federal, governo de Nilo Peçanha, denominando-se Escola de Aprendizes Artífices do Espírito Santo. Segundo Cunha (2000), a criação dessas instituições de formação para o trabalho de artífices foi “[...] o acontecimento mais marcante do ensino profissional na Primeira República”. Estas escolas constituíram-se no primeiro sistema de ensino Federativo.
A Escola foi regulamentada pelo Decreto 7.763 de 13 de outubro de 1909 e, posteriormente, modificado pelo Decreto 9.070 de 25 de outubro de 1910, com o propósito de formar profissionais artesãos, voltados para o trabalho manual.
A formação profissional nos cursos de artífices oferecida pela Escola aos menores carentes atendia a demanda por trabalhadores requeridos pelas oficinas e pequenas indústrias (PINTO, p. 31).
> Decreto 7.556 de 23 de setembro de 1909, do Ministerio da Agricultura, Industria e Commercio, as Escolas de Aprendizes e Artífices em vários estados da federação. http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf3/decreto_7566_1909.pdf
> Decreto 9.070 de 25 de outubro de 1910, com o propósito de formar profissionais artesãos, voltados para o trabalho manual - http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1910-1919/decreto-9070-25-outubro-1911-525591-publicacaooriginal-1-pe.html

Name of creator

(1870-1944)

Biographical history

Primeiro diretor da então Escola de Aprendizes Artífices, nasceu em Vitória, no dia 02 de dezembro de 1870, vindo a falecer em 11 de agosto de 1944. Bacharel em Direito.

Archival history

Immediate source of acquisition or transfer

doação

Content and structure area

Scope and content

Interior da oficina de Eletricidade. Turma de alunos do curso de Eletricidade. Alunos com trajes de ternos de adultos, que eram doados pela escola e usados em ocasiões festivas.
Na Oficina de Eletricidade o mestre artífice e professor foi Joaquim Fernandes de Andrade Silva. O programa de ensino era organizado em quatro anos. Esse ofício requeria conhecimentos mais amplos, que possibilitassem o domínio de noções teóricas e práticas sobre a tecnologia da eletricidade. Por se tratar de um ensino em nível de escolarização primária, não havia uma preocupação com aprofundamento científico sobre o fenômeno da eletricidade, mas os alunos recebiam um detalhamento das noções científicas, dos processos físicos e químicos. O ensino iniciava com as noções gerais sobre a eletricidade, prosseguindo com temas específicos, como a iluminação elétrica, o telefone, o telégrafo, os alternadores.

Appraisal, destruction and scheduling

não passível

Accruals

System of arrangement

Arranjo alfanumérico.

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Lei de Acesso à Informação

Conditions governing reproduction

no Repositório da plataforma Atom

Language of material

Script of material

Language and script notes

Physical characteristics and technical requirements

Finding aids

Allied materials area

Existence and location of originals

Existence and location of copies

Related units of description

Related descriptions

Notes area

Alternative identifier(s)

Access points

Subject access points

Name access points

Genre access points

Description control area

Description identifier

Institution identifier

Rules and/or conventions used

Status

Level of detail

Dates of creation revision deletion

Language(s)

Script(s)

Sources

Digital object (Master) rights area

Digital object (Reference) rights area

Digital object (Thumbnail) rights area

Accession area