Área de identificação
Código de referência
005
Título
Oficina de Eletricidade da EAAES
Data(s)
- 1917 (Produção)
Nível de descrição
Item
Dimensão e suporte
Papel fotográfico. Estado de conservação: suporte frágil, imagem esmaecida e manchada, dificultando a noção de profundidade do ambiente. Cromia: Monocromático (P&B). Dimensões: 25 x 17 cm (largura x altura)
Área de contextualização
Nome do produtor
(1909 - 1937)
História administrativa
Em 1909 foram criadas 18 escolas profissionalizantes no Governo Federal, governo de Nilo Peçanha, denominando-se Escola de Aprendizes Artífices do Espírito Santo. Segundo Cunha (2000), a criação dessas instituições de formação para o trabalho de artífices foi “[...] o acontecimento mais marcante do ensino profissional na Primeira República”. Estas escolas constituíram-se no primeiro sistema de ensino Federativo.
A Escola foi regulamentada pelo Decreto 7.763 de 13 de outubro de 1909 e, posteriormente, modificado pelo Decreto 9.070 de 25 de outubro de 1910, com o propósito de formar profissionais artesãos, voltados para o trabalho manual.
A formação profissional nos cursos de artífices oferecida pela Escola aos menores carentes atendia a demanda por trabalhadores requeridos pelas oficinas e pequenas indústrias (PINTO, p. 31).
> Decreto 7.556 de 23 de setembro de 1909, do Ministerio da Agricultura, Industria e Commercio, as Escolas de Aprendizes e Artífices em vários estados da federação. http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf3/decreto_7566_1909.pdf
> Decreto 9.070 de 25 de outubro de 1910, com o propósito de formar profissionais artesãos, voltados para o trabalho manual - http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1910-1919/decreto-9070-25-outubro-1911-525591-publicacaooriginal-1-pe.html
A Escola foi regulamentada pelo Decreto 7.763 de 13 de outubro de 1909 e, posteriormente, modificado pelo Decreto 9.070 de 25 de outubro de 1910, com o propósito de formar profissionais artesãos, voltados para o trabalho manual.
A formação profissional nos cursos de artífices oferecida pela Escola aos menores carentes atendia a demanda por trabalhadores requeridos pelas oficinas e pequenas indústrias (PINTO, p. 31).
> Decreto 7.556 de 23 de setembro de 1909, do Ministerio da Agricultura, Industria e Commercio, as Escolas de Aprendizes e Artífices em vários estados da federação. http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf3/decreto_7566_1909.pdf
> Decreto 9.070 de 25 de outubro de 1910, com o propósito de formar profissionais artesãos, voltados para o trabalho manual - http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1910-1919/decreto-9070-25-outubro-1911-525591-publicacaooriginal-1-pe.html
Nome do produtor
(1870-1944)
Biografia
Primeiro diretor da então Escola de Aprendizes Artífices, nasceu em Vitória, no dia 02 de dezembro de 1870, vindo a falecer em 11 de agosto de 1944. Bacharel em Direito.
Entidade custodiadora
História do arquivo
Procedência
doação
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Interior da oficina de Eletricidade. Turma de alunos do curso de Eletricidade. Alunos com trajes de ternos de adultos, que eram doados pela escola e usados em ocasiões festivas.
Na Oficina de Eletricidade o mestre artífice e professor foi Joaquim Fernandes de Andrade Silva. O programa de ensino era organizado em quatro anos. Esse ofício requeria conhecimentos mais amplos, que possibilitassem o domínio de noções teóricas e práticas sobre a tecnologia da eletricidade. Por se tratar de um ensino em nível de escolarização primária, não havia uma preocupação com aprofundamento científico sobre o fenômeno da eletricidade, mas os alunos recebiam um detalhamento das noções científicas, dos processos físicos e químicos. O ensino iniciava com as noções gerais sobre a eletricidade, prosseguindo com temas específicos, como a iluminação elétrica, o telefone, o telégrafo, os alternadores.
Na Oficina de Eletricidade o mestre artífice e professor foi Joaquim Fernandes de Andrade Silva. O programa de ensino era organizado em quatro anos. Esse ofício requeria conhecimentos mais amplos, que possibilitassem o domínio de noções teóricas e práticas sobre a tecnologia da eletricidade. Por se tratar de um ensino em nível de escolarização primária, não havia uma preocupação com aprofundamento científico sobre o fenômeno da eletricidade, mas os alunos recebiam um detalhamento das noções científicas, dos processos físicos e químicos. O ensino iniciava com as noções gerais sobre a eletricidade, prosseguindo com temas específicos, como a iluminação elétrica, o telefone, o telégrafo, os alternadores.
Avaliação, selecção e eliminação
não passível
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Arranjo alfanumérico.
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Lei de Acesso à Informação
Condiçoes de reprodução
no Repositório da plataforma Atom
Idioma do material
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Área de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Status
Nível de detalhamento
Datas de criação, revisão, eliminação
Idioma(s)
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
Objeto digital metadados
Nome do arquivo
J.F.M._REG005_P01E02.tif
Latitude
Longitude
Tipo de mídia
Imagem
Mime-type
image/tiff
Tamanho do arquivo
2.3 MiB
Uploaded
24 de outubro de 2018 11:48