Área de identidad
Código de referencia
Título
Fecha(s)
- 1916 (Creación)
Nivel de descripción
Volumen y soporte
Papel fotográfico. Estado de conservação: suporte frágil, imagem esmaecida e manchada. Cromia: Monocromático (P&B). Dimensões: 23,5 x 17,5 cm (largura x altura)
Área de contexto
Nombre del productor
Historia biográfica
Primeiro diretor da então Escola de Aprendizes Artífices, nasceu em Vitória, no dia 02 de dezembro de 1870, vindo a falecer em 11 de agosto de 1944. Bacharel em Direito.
Nombre del productor
Historia administrativa
Em 1909 foram criadas 18 escolas profissionalizantes no Governo Federal, governo de Nilo Peçanha, denominando-se Escola de Aprendizes Artífices do Espírito Santo. Segundo Cunha (2000), a criação dessas instituições de formação para o trabalho de artífices foi “[...] o acontecimento mais marcante do ensino profissional na Primeira República”. Estas escolas constituíram-se no primeiro sistema de ensino Federativo.
A Escola foi regulamentada pelo Decreto 7.763 de 13 de outubro de 1909 e, posteriormente, modificado pelo Decreto 9.070 de 25 de outubro de 1910, com o propósito de formar profissionais artesãos, voltados para o trabalho manual.
A formação profissional nos cursos de artífices oferecida pela Escola aos menores carentes atendia a demanda por trabalhadores requeridos pelas oficinas e pequenas indústrias (PINTO, p. 31).
Decreto 7.556 de 23 de setembro de 1909, do Ministerio da Agricultura, Industria e Commercio, as Escolas de Aprendizes e Artífices em vários estados da federação. http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf3/decreto_7566_1909.pdf
Decreto 9.070 de 25 de outubro de 1910, com o propósito de formar profissionais artesãos, voltados para o trabalho manual - http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1910-1919/decreto-9070-25-outubro-1911-525591-publicacaooriginal-1-pe.html
Institución archivística
Historia archivística
Origen del ingreso o transferencia
Área de contenido y estructura
Alcance y contenido
A oficina Artes de Couro tinha como responsável o mestre artífice e professor Francisco Daiello. As atividades requeriam um amplo domínio de habilidades manuais, obedecendo uma sequência de etapas, indo do mais simples ao mais complexo na arte de sapateiro, como exigência de habilidades e técnicas manuais. O ensino iniciava desenvolvendo habilidades no manuseio com as ferramentas. Em seguida, vinham noções práticas sobre os diversos aspectos que se relacionavam com a arte do couro, depois o feitio dos calçados. A descrição do programa evidencia o aspecto criativo do trabalho do artífice, salientando uma arte que requer o esforço no aprimoramento das habilidades manuais e cognitivas.
Valorización, destrucción y programación
Acumulaciones
Sistema de arreglo
Área de condiciones de acceso y uso
Condiciones de acceso
Lei de Acesso à Informação
Condiciones
na plataforma Atom