Stuk 004 - Turma da Sapataria

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Identificatie

referentie code

004

Titel

Turma da Sapataria

Datum(s)

  • 1916 (Vervaardig)

Beschrijvingsniveau

Stuk

Omvang en medium

Papel fotográfico. Estado de conservação: suporte frágil, imagem esmaecida e manchada. Cromia: Monocromático (P&B). Dimensões: 23,5 x 17,5 cm (largura x altura)

Context

Naam van de archiefvormer

(1870-1944)

Biografie

Primeiro diretor da então Escola de Aprendizes Artífices, nasceu em Vitória, no dia 02 de dezembro de 1870, vindo a falecer em 11 de agosto de 1944. Bacharel em Direito.

Naam van de archiefvormer

(1909 - 1937)

Institutionele geschiedenis

Em 1909 foram criadas 18 escolas profissionalizantes no Governo Federal, governo de Nilo Peçanha, denominando-se Escola de Aprendizes Artífices do Espírito Santo. Segundo Cunha (2000), a criação dessas instituições de formação para o trabalho de artífices foi “[...] o acontecimento mais marcante do ensino profissional na Primeira República”. Estas escolas constituíram-se no primeiro sistema de ensino Federativo.
A Escola foi regulamentada pelo Decreto 7.763 de 13 de outubro de 1909 e, posteriormente, modificado pelo Decreto 9.070 de 25 de outubro de 1910, com o propósito de formar profissionais artesãos, voltados para o trabalho manual.
A formação profissional nos cursos de artífices oferecida pela Escola aos menores carentes atendia a demanda por trabalhadores requeridos pelas oficinas e pequenas indústrias (PINTO, p. 31).
> Decreto 7.556 de 23 de setembro de 1909, do Ministerio da Agricultura, Industria e Commercio, as Escolas de Aprendizes e Artífices em vários estados da federação. http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf3/decreto_7566_1909.pdf
> Decreto 9.070 de 25 de outubro de 1910, com o propósito de formar profissionais artesãos, voltados para o trabalho manual - http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1910-1919/decreto-9070-25-outubro-1911-525591-publicacaooriginal-1-pe.html

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A oficina Artes de Couro tinha como responsável o mestre artífice e professor Francisco Daiello. As atividades requeriam um amplo domínio de habilidades manuais, obedecendo uma sequência de etapas, indo do mais simples ao mais complexo na arte de sapateiro, como exigência de habilidades e técnicas manuais. O ensino iniciava desenvolvendo habilidades no manuseio com as ferramentas. Em seguida, vinham noções práticas sobre os diversos aspectos que se relacionavam com a arte do couro, depois o feitio dos calçados. A descrição do programa evidencia o aspecto criativo do trabalho do artífice, salientando uma arte que requer o esforço no aprimoramento das habilidades manuais e cognitivas.

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