Zone d'identification
Identifiant
Forme autorisée du nom
forme(s) parallèle(s) du nom
Ifes - Campus Vitória
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Campus Vitória
Autre(s) forme(s) du nom
Type
Scolaire
Provincial/d'État
Universitaire
Zone du contact
Type
Adresse
Adresse physique
Localité
Région
Nom du pays
Code postal
Téléphone
Fax
Courriel
URL
Note
Zone de description
Historique
O Ifes inicia sua história baseada no DECRETO Nº 7.566, DE 23 DE SETEMBRO DE 1909 que cria, no governo do presidente Nilo Peçanha, as Escolas de Aprendizes e Artífices em 19 capitais do país e é regulamentada pelo Decreto nº 9.070, de 25 de outubro de 1910. Porém, a Escola de Aprendizes e Artífices do Espírito Santo, a EAAES, somente começou a funcionar em 24 de janeiro de 1910. Localizada na Rua Presidente Pedreira, em frente ao antigo Campinho, hoje denominado Parque Moscoso. O propósito da instituição era formar profissionais artesãos, voltados para o trabalho manual, formando profissionais voltados para a produção em série, com características artesanais.
Em 1937, por força da Lei n.º 378/37, a Escola de Aprendizes Artífices do Espírito Santo passou a ser denominada de Liceu Industrial de Vitória, mas ainda estava localizada
na Rua Presidente Pedreira, sem que houvesse alterações em sua estrutura e forma de ensino.
Em 25 de fevereiro de 1942, o Liceu Industrial foi transformado em Escola Técnica de Vitória, ETV. Nesta época os alunos ingressavam na ETV, na modalidade do Curso Industrial Básico e, no primeiro ano, faziam rodízio nas várias oficinas disponíveis na escola para escolher sua especialidade, dentre os cursos Básicos Industriais nos ofícios de Artes do Couro, Alfaiataria, Marcenaria, Serralheria, Mecânica de Máquinas, Tipografia e Encadernação. Curiosamente, os cursos técnicos só foram ofertados na década de 1960.
Em 11 de dezembro de 1942, foi inaugurado o prédio onde funciona até hoje. Na época contava com internato e externato, oficinas e salas de aula para atender aos cursos de artes de couro, alfaiataria, marcenaria, serralheria, mecânica de máquinas, tipografia e encadernação.
Em 3 de setembro de 1965, passou a ser denominada Escola Técnica Federal do Estado do Espírito Santo (Etfes), baseada num modelo empresarial.
A Escola Técnica passou a ser um Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), a partir de março de 1999, o que possibilitou novas formas de atuação e um novo paradigma de instituição pública profissionalizante.
Em 2004, o Cefetes passou a ser uma Instituição de Ensino Superior, com os decretos nº 5.224 e nº 5.225, substituídos pelo decreto nº 5.773.
Em dezembro de 2008, com a Lei nº 11.892, criou-se 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no país. A partir dessa data, a sede do Cefetes, em Jucutuquara, tornou-se o Ifes – Campus Vitória, e outra estrutura foi implantada para a Reitoria do Instituto Federal do Espírito Santo. Atualmente, além do campus Vitória, o Ifes hoje conta com 22 campi.
Contexte géographique et culturel
Textes de référence
LEI Nº 11.892, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2008. (Vide Decreto nº 7.022, de 2009)
Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências.
Structure administrative
Gestion des archives courantes et intermédiaires et politiques de collecte
Bâtiments
Rua Presidente Pedreira, n. Parque Moscoso, Vitória / ES.
Fonds
Instruments de recherche, guides et publications
Zone de l'accès
Heures d'ouverture
Campus aberto das 7h às 21h30
Atendimento ao público
Setores acadêmicos: das 7h às 19h
Biblioteca: das 7h30 às 21h30
Setores administrativos: das 8 às 17h
Conditions d'accès et d'utilisation
O acesso aos documentos públicos está pautado pela Lei 8.159 de 08 de janeiro de 1959 e pela Lei 12.527 de 12 de novembro de 2011, denominada Lei de Acesso à Informação (LAI).
Accessibilité
Zone des services offerts
Services d'aide à la recherche
A consulta é aberta à comunidade interna e externa, sem custos e sem limitação para a requisição de material a ser consultado, porém com prévio preenchimento de ficha de autorização. É obrigatório o uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI), tais como luvas e máscaras descartáveis a ser trazido pelo pesquisador. É permitido pesquisa mediante solicitação prévia por email da biblioteca do campus Vitória
Services de reproduction
Devido ao estado de conservação dos documentos, opta-se preferencialmente pela reprodução dos materiais nesta plataforma.
Espaces publics
Zone du contrôle
Identifiant de la description
Identifiant du service d'archives
Règles et/ou conventions utilisées
ARQUIVO NACIONAL. CONARQ. NOBRADE: norma brasileira de descrição arquivística. Rio de Janeiro: CONARQ, 2006. Disponível em: http://www.CONARQ.arquivonacional.gov.br/Media/publicacoes/NOBRADE.pdf.
Statut
Niveau de détail
Dates de production, de révision et de suppression
Langue(s)
portugais brésilien
Écriture(s)
Sources
Site institucional: http://vitoria.ifes.edu.br/
Notes de maintenance
Mots-clés
Points d'accès
- Éducation (Thematic area)
- História da Educação (Thematic area)
- Memória (Thematic area)
- Ensino (Thematic area)
- Pesquisa (Thematic area)
- Extensão (Thematic area)
- Ensino Profissional (Thematic area)
- campus vitória (Thematic area)