Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1965 - ? (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
Fotografia; Suporte: Papel; Cromia: Preto e branco fosco; Dimensões: 9x12; Estado de Conservação: Bom;
Zona do contexto
Nome do produtor
História biográfica
Nasceu em Laguna, Santa Catarina, em 19 de fevereiro de 1928, e faleceu a 09 de novembro de 1978. Bacharel em Direito e Professor, entrou para a E.T.V. em 16 de abril de 1956, após habilitação em concurso público, como professor de História e Geografia. Nomeado pelo Conselho de Representantes da Escola, pela Resolução nº 2 de 23 de fevereiro de 1961, assumiu a direção em 01 de março de 1961, nela permanecendo até 28 de outubro de 1970. Construiu a cancha de basquete e voleibol, novas instalações sanitárias, o Almoxarifado e o Posto Médico e Odontológico; reformou as instalações da cozinha, refeitório, salas de aula e oficinas, as quais foram beneficiadas com novos equipamentos (máquinas e motores). Criou o Curso de Estradas em 1962, o de Edificações em 1963, o de Mecânica em 1965, os Jogos Brasileiros Estudantis do Ensino Industrial - JEBEI, em 1966, os cursos de Agrimensura, Eletrotécnica, Eletromecânica e Mecânica Especial em 1968.
Nome do produtor
História administrativa
Criada por meio da Lei n.º 4.759, de 20 de agosto de 1965 – Portaria do MEC n.º 239, de 3 de setembro de 1965, passou a chamar-se Escola Técnica Federal do Espírito Santo (ETFES), com o objetivo de atender às exigências que a sociedade industrial e tecnológica estabelecia
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Interior da Oficina de fundição do Ginásio Industrial.
A tecnologia de fundição se constitui uma das mais antigas inventadas pelo homem em sua relação com a natureza em busca de sua sobrevivência. A oficina de Fundição da década de 1960 apresenta os elementos básicos do processo de fundição – o forno – a esteira – os controles eletromecânicos - evidenciando um contexto ao qual o ofício da fundição não havia se apropriado da tecnologia de automação e controle, tornando o processo de ensino-aprendizagem uma atividade laboral sujeita a riscos. Como atividade de ensino, o ofício da fundição passaria por significativas mudanças na ETFES com a criação do curso de Metalurgia em 1979, curso voltado para atender a implantação da Companhia Siderúrgica de Tubarão.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Cronológico
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Nota
NOTA DE CONSERVAÇÃO: Há um papel colado em sua imagem com os seguintes dizeres: Oficina de Fundição