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Oficina de Fundição
011 · Item · 1965 - ?
Part of ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Interior da Oficina de fundição do Ginásio Industrial.
A tecnologia de fundição se constitui uma das mais antigas inventadas pelo homem em sua relação com a natureza em busca de sua sobrevivência. A oficina de Fundição da década de 1960 apresenta os elementos básicos do processo de fundição – o forno – a esteira – os controles eletromecânicos - evidenciando um contexto ao qual o ofício da fundição não havia se apropriado da tecnologia de automação e controle, tornando o processo de ensino-aprendizagem uma atividade laboral sujeita a riscos. Como atividade de ensino, o ofício da fundição passaria por significativas mudanças na ETFES com a criação do curso de Metalurgia em 1979, curso voltado para atender a implantação da Companhia Siderúrgica de Tubarão.

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Sala de Aula de Mecânica
130 · Item · 1968
Part of ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Ao final da década de 1960 o crescimento da oferta de matrículas dos cursos técnicos industriais, dos cursos do ginásio industrial e dos cursos de aprendizagem foram a tônica da instituição. Naquele contexto, o ensino profissionalizante industrial era perpassado pela questão de gênero, sendo praticamente um ofício masculino. A organização pedagógica da sala de aula evidencia um ensino tradicional, centrado no professor como transmissor do conhecimento , o que requeria disciplina e atenção dos estudantes.

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Sala de Aula Desenho
131 · Item · 1968
Part of ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Alunos do Curso Técnico de Edificações, em aula na sala de Desenho
A sala de aula para o ensino do Desenho Técnico retrata o modelo e concepção de educação técnico-profissional, evidenciando o rigor disciplinar, a concentração necessária à produção da atividade e a organização pedagógica do espaço. Construídos em madeira, as mesas e os bancos reproduziam um espaço de trabalho na indústria, requerendo do estudante uma postura corporal e uma atenção para a atividade do desenho. Os equipamentos para o ensino-aprendizagem do desenho técnico, como régua T, compasso, esquadro e escalímetro retratam um contexto ao qual se fazia necessário um nível de competência, abstração e habilidade manual para o traçado dos riscos e linhas, no exercício da tarefa.

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Cerimônia Catedral
217 · Item · 1975
Part of ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Cerimônia religiosa na Catedral Metropolitana de Vitória em comemoração ao 5º ano de administração de Zenaldo R. da Silva, presença dos professores e servidores.
Primeira fila da esquerda para a direita: Admercil Silva, Augusto Moreira, Zenaldo Rosa da Silva, Maria Hélida Freitas da Silva, Carlos Alberto dos Santos, Valeriano Elizio Santana, Léa Penedo, Dagmar Maria Lemos, Heloisa Lima, Helena Rabelo, Dilzete Carvalhinho, Magda Bevilacqua. Segunda e terceira fila da esquerda para a direita: Gentil Gava, Virgílio Gomes, Jair Piccin, Sergio Regiani, Eduardo Rosa, Ademar Stang, Mauro da Silva, Eraldo dos Santos, Maurício Araújo, Albertino dos Santos, Jorge Pim, Cleuza Jesus Vieira Pereira, Maria Rita Soares Miguel

Sala de Edificações
353 · Item · 1987
Part of ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

A sala de Desenho Projetista do curso de Edificações mostra como a tecnologia fora apropriada na organização do espaço pedagógico. A tecnologia da vídeo aula, as carteiras com estofamento, as mesas de desenho mais modernas evidenciam a preocupação em oferecer um ambiente de ensino-aprendizagem adequado ao preparo do profissional para o ofício.

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Laboratório de Automação
355 · Item · 1987
Part of ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

O Laboratório de Automação do curso de Eletrotécnica retrata um contexto tecnológico que transformou o modo do trabalho nas empresas e indústrias. Os processos de automatização possibilitados pela revolução da microeletrônica ao longo do século XX proporcionou um salto qualitativo no trabalho do técnico, cabendo a tarefa de supervisão dos processos produtivos executados pelas máquinas e controlados por equipamentos de automação. Os equipamentos didaticamente dispostos no espaço físico retratam o modelo de organização pedagógica do ensino-aprendizagem. No trabalho em grupos organizados em bancadas cabia ao professor supervisionar as atividades desenvolvidas pelos alunos.

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