Área de identidad
Código de referencia
Título
Fecha(s)
- 1996 (Creación)
- 1943-1962 (Creación)
Nivel de descripción
Volumen y soporte
52 fascículos contendo entre 8 e 16 páginas cada.
Área de contexto
Nombre del productor
Historia administrativa
Os colégios profissionais ofertavam um ensino elementar para formação de artesãos. Somente em 1942, por meio da Reforma Gustavo Capanema, o ensino profissional foi organizado e estruturado como parte integrante do sistema educacional brasileiro (PINTO, p. 25).
Em 1942, pelo Decreto-Lei n.º 4.127, recebe a denominação de Escola Técnica de Vitória, sendo transferida do centro da cidade, no dia 11 de dezembro de 1942, para a Avenida Vitória em um prédio novo no bairro de Jucutuquara. Neste prédio seriam oferecidos os cursos de Artes do Couro, Alfaiataria, Marcenaria, Serralheria, Mecânica de Máquinas, Tipografia e Encadernação. Estes cursos industriais básicos exigiam, como pré-requisitos, os cursos primários.
Institución archivística
Historia archivística
Origen del ingreso o transferencia
O jornal E.T.V. foi recebido por doação juntamente a outros materiais coletados durante uma campanha realizada no ano de 1996 pelas bibliotecárias Clecy Saiter Araujo Oliveira, Norma Pignaton Recla Lima e pela servidora Creuza Cabral de Castro. A campanha visava recolher materiais que estivessem em posse de servidores, como forma de reunir parte da memória documental da instituição.
Área de contenido y estructura
Alcance y contenido
O jornal E.T.V. surgiu como atividade extraescolar vinculada ao curso de Tipografia e Encadernação da Escola Técnica de Vitória (1942-1965). O jornal E.T.V. (Escola Técnica de Vitória) circulou de 1943 a 1960.
O objetivo do jornal constava em sua capa assim descrito: “Dedicado à divulgação do Ensino Industrial”.
Por ser um jornal escolar, o “E.T.V.” combina textos informativos — sobre política, esportes e questões administrativas da escola — com artigos de opinião de alunos e professores, seções didáticas (como português, matemática, ciências, geografia e desenho técnico) e conteúdos culturais, como curiosidades, charadas, adivinhas e poemas.
Valorización, destrucción y programación
Acumulaciones
Sistema de arreglo
Área de condiciones de acceso y uso
Condiciones de acceso
Condiciones
Idioma del material
Escritura del material
Notas sobre las lenguas y escrituras
Características físicas y requisitos técnicos
Instrumentos de descripción
Área de materiales relacionados
Existencia y localización de originales
Os originais estão arquivados na Sala de Memória Institucional da biblioteca do Ifes campus Vitória.
Existencia y localización de copias
Unidades de descripción relacionadas
Nota de publicación
GOMES, Daniel Dutra. Jovens tipógrafos: das oficinas para a memória gráfica : o design de uma exposição. 2013. 227 f. Monografia (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013. Disponível em: https://ladht.ufes.br/wp-content/uploads/2014/02/jovens_tipografos_daniel_dutra_baixa.pdf. Acesso em: 04 dez. 2025.