Nas escolas técnicas e industriais, os cursos industriais básicos exigiam, como pré-requisitos, os cursos primários. Como consta do jornal “ETV”, “em 1942, verificou-se a elevação do ensino industrial ao nível médio, articulando-o com os demais ramos de ensino desse grau e com o de nível superior, foram transformadas as escolas de Nilo Peçanha em escolas técnicas e industriais e construídos "prédios adequados” (ETV, n. 66, 1959, p. 4-5).
Apesar dos avanços conferidos pela Lei Orgânica de 1942, a Escola mantinha-se autoritária, disciplinadora, mesmo já possuindo um modelo pedagógico mais avançado, o taylorista-fordista.
A Escola Técnica Federal do Espírito Santo foi criada em 1965 por meio da Lei n.º 4.759, de 20 de agosto de 1965 – Portaria do MEC n.º 239, de 3 de setembro de 1965. Dando continuidade às transformações da rede federal sua criação evidenciou um novo modelo de educação profissional em substituição ao modelo varguista instituído pela reforma Capanema, em 1942. O contexto social, político e econômico requeria da educação profissional um alinhamento com o projeto desenvolvimentista dos governos militares, pós-golpe de 1964. Os cursos vocacionais denominados de ginásio industrial e os cursos técnicos industriais foram paulatinamente substituindo os cursos básicos industriais e os cursos de aprendizagem, evidenciando a necessidade de um trabalhador com mais qualificação científica e tecnológica
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