Identity area
Reference code
Title
Date(s)
- 1942 - 1965 (Creation)
Level of description
Extent and medium
Atualmente, o Fundo é composto por um Dossiê com 23 fotografias digitalizadas.
Context area
Name of creator
Administrative history
Os colégios profissionais ofertavam um ensino elementar para formação de artesãos. Somente em 1942, por meio da Reforma Gustavo Capanema, o ensino profissional foi organizado e estruturado como parte integrante do sistema educacional brasileiro (PINTO, p. 25).
Em 1942, pelo Decreto-Lei n.º 4.127, recebe a denominação de Escola Técnica de Vitória, sendo transferida do centro da cidade, no dia 11 de dezembro de 1942, para a Avenida Vitória em um prédio novo no bairro de Jucutuquara. Neste prédio seriam oferecidos os cursos de Artes do Couro, Alfaiataria, Marcenaria, Serralheria, Mecânica de Máquinas, Tipografia e Encadernação. Estes cursos industriais básicos exigiam, como pré-requisitos, os cursos primários.
Repository
Archival history
Immediate source of acquisition or transfer
Content and structure area
Scope and content
Nas escolas técnicas e industriais, os cursos industriais básicos exigiam, como pré-requisitos, os cursos primários. Como consta do jornal “ETV”, “em 1942, verificou-se a elevação do ensino industrial ao nível médio, articulando-o com os demais ramos de ensino desse grau e com o de nível superior, foram transformadas as escolas de Nilo Peçanha em escolas técnicas e industriais e construídos "prédios adequados” (ETV, n. 66, 1959, p. 4-5).
Apesar dos avanços conferidos pela Lei Orgânica de 1942, a Escola mantinha-se autoritária, disciplinadora, mesmo já possuindo um modelo pedagógico mais avançado, o taylorista-fordista.
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
Ordenados cronologicamente
Conditions of access and use area
Conditions governing access
Conforme Lei de Acesso a Informação.
Conditions governing reproduction
Language of material
Script of material
Language and script notes
Physical characteristics and technical requirements
Finding aids
Allied materials area
Existence and location of originals
Existence and location of copies
Related units of description
Notes area
Alternative identifier(s)
Access points
Subject access points
Place access points
Name access points
- Antonio Carlos de Mello Barreto (Subject)
- Artur Seixas (Subject)
- Mauro Fontoura Borges (Subject)
- Fernando Alves Duarte (Subject)